Deve ser sancionada nesta sexta-feira pelo prefeito Cezar Schirmer (PMDB), a lei que reformula o serviço de concessão do serviço de táxi em Santa Maria. A previsão é de que 126 novos prefixos sejam licitados, além de outros quatro existentes que estão fora de circulação, conforme a prefeitura. Atualmente, Santa Maria conta com 210 táxis o que é considerado insuficiente para atender à população.
Entre as mudanças previstas na lei está a necessidade dos proprietários dos prefixos terem de trabalhar até 6 horas por dia nos veículos. A intenção com isso é evitar que uma pessoa tenha mais de um carro, o que hoje, segundo motoristas, é comum.
A nova regra estabelece que os atuais concessionários (e os que vencerem a licitação) terão um prazo de concessão de 15 anos prorrogáveis por mais 15 para continuar explorando o prefixo. Além disso, os atuais motoristas de táxi ( que não são proprietários dos veículos) terão vantagens na disputa por prefixos novos. O ato de assinatura da lei ocorre no início da tarde.
"